top of page

Sangue nas fezes



A presença de sangue nas fezes pode ser preocupante.

Apesar de mais frequentemente ter como causa doenças benignas como as hemorróidas e outras doenças anais, nunca deve ser ignorado, pois pode ser uma indicação de câncer de intestino.

A cor do sangue encontrado pode ser um indicador da condição que você pode estar sofrendo. Geralmente, o sangue vermelho mais claro e brilhante é um indicador de problemas próximos ao ânus, enquanto que o sangue mais escurecido indica problemas no intestino mais distantes do ânus.

As principais causas são:

Hemorróidas – vasos sanguíneos inchados dentro e ao redor do reto e ânus que podem quando você tem uma evacuação

Fissura anal – Uma pequena ferida ou úlcera no revestimento do canal anal que, durante a evacuação pode produzir sangue vermelho brilhante.

Fístula anal – Um pequeno canal que pode se desenvolver entre o final do intestino e a pele perto do ânus.

Doença diverticular – Pequenas protrusões no revestimento da parede do cólon podem sangrar e ficar infectadas causando sangue nas fezes.

Ectasia vascular – Uma condição onde os vasos sanguíneos no cólon tornam-se alargada e frágil e, portanto, pode sangrar.

Colite – Uma inflamação do revestimento interno do intestino que pode causar sangramento retal, pode inclusive ser infecciosa.

Gastroenterite – Uma infecção grave do estômago e intestino que pode causar sangue nas fezes.

Câncer de cólon – que começa com pequenas lesões conhecidas como pólipos

Câncer do reto – Um tipo de câncer de intestino.

Anticoagulantes – O sangue nas fezes também pode ser causado se você estiver tomando um medicamentos para reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Há muitas causas de sangue nas fezes, mas é muito importante que você procure com brevidade um médico para obter um diagnóstico definitivo.

bottom of page