Em alguns países, o câncer de intestino já o mais comum em número total de casos. Perde entre as mulheres para o câncer de mama. E entre os jovens para o câncer de próstata.
No entanto, o aumento alarmante do número de casos entre pessoas jovens (dos 20 aos 49 anos) foi primeiro percebido nos Estados Unidos e agora vem sendo confirmado em outros países também com eficientes sistemas de informação em saúde.
Conforme estudo holandês publicado no periódico Gut, ocorreu um aumento de 1,6% em número de casos novos por ano.
Sim, uma fração (ainda que pequena) desses casos tem origem hereditária (em alterações genéticas passadas dos pais aos filhos. Podemos suspeitar da presença delas quando vários casos de câncer de intestino e outros cursam na mesma família.
O que é mais alarmante no entanto é que, mesmo entre os jovens, a maioria dos casos de câncer do cólon vem sem história familiar. Novamente, alterações genéticas podem e devem estar envolvidas na origem desses casos mas suspeita-se que outros fatores de risco tais como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, diabetes, consumo de álcool e tabaco desde idade muito jovem possam estar envolvidos.
Como se prevenir? Adotando hábitos de vida saudáveis e investigando sintomas suspeitos, não importa a idade. Dessa forma, o sangramento pelo ânus (mesmo na presença de hemorroidas) precisa ser investigado.
Quais são os hábitos de vida saudáveis?
· Combata a obesidade
· Consuma fibras na alimentação
· Diminua o consumo de carnes vermelhas, gorduras, embutidos e alimentos conservados
· Faça atividade física
· Não fume e modere o consumo de álcool
· Investigue sintomas abdominais e alterações nas fezes
Importante lembrar que 90% dos casos de câncer de intestino, quando identificados no início, podem ser completamente curados.
Comentários