Guia Para Pacientes com Necessidade de Tratamento Cirúrgico durante a Pandemia de COVID-19



Há várias recomendações para que todo o tratamento cirúrgico que não seja de urgência ou essencial (aquele cujo atraso ameaça a saúde do indivíduo) seja postergado. Na medida em que não se sabe exatamente por quanto tempo, a pergunta é: como essa regra se aplica a você?

Muitas cirurgias não são de urgência. Exemplos? Cirurgias de catarata, hérnias, operações ortopédicas, de hérnias e de vesícula não são de urgência. Mas é necessário que individualmente seu médico avalie sua condição e defina para você nesse sentido. Porque existe algum risco de que ela piore com o atraso e isso precisa ficar claro para você.


Seu médico tem condições de avaliar o quanto a pandemia irá se prolongar na sua cidade e se existe um tratamento substituto para sua condição (medicamentos ou fisioterapia).Esperamos poder ajuda-los com o Perguntas & Respostas abaixo:


Por que atrasar a cirurgia?

1. Cirurgias que não são de urgência requerem o uso de equipamentos de proteção que estão tendo seu uso racionalizado pois podem faltar para quem mais precisa: pacientes com COVID-19 e a equipe de saúde que o assiste


2. Pacientes, acompanhantes e familiares podem carregar o vírus e estarem assintomáticos. Isso aumenta o risco de desenvolvimento de complicações graves no pós-operatório para o pacientes ou mesmo a transmissão de COVID-19 para outros pacientes ou equipe de saúde no hospital.


3. Salas cirúrgicas abrigam equipes de saúde e equipamentos que podem ser necessários nas unidades dedicadas ao tratamento de pacientes com COVID-19


Como definir a data para quando sua cirurgia será remarcada?

Isso dependerá da velocidade com que a epidemia cursa na sua cidade e do seu estado de saúde atual. Na medidas em que as projeções sobre a evolução da epidemia mudam diariamente, é importante contactar seu médico para que ele faça uma estimativa de quando será sua cirurgia. Tenho o diagnóstico de câncer e estou no meio de um tratamento por meio de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia

O cenário mais provável é que o tratamento iniciado não será modificado ou será somente adaptado. Entre em contato com seu local de tratamento ou com a equipe médica que o atende. Acompanhantes e visitas serão drasticamente reduzidos para evitar o risco de transmissão de COVID-19. Se você tem sintomas de gripe ou febre, avise imediatamente seu médico. Medidas protetivas e de tratamento para você e sua família serão instituídas e você passará a usar máscara. Você será testado para a infecção e se você precisar de internação, estará em uma unidade segura e dedicada para tratar da doença. Tudo dará certo. A equipe de saúde que tratará de você usará equipamento de proteção pessoal completo, OK?


E se eu precisar de cirurgia de urgência ou a minha cirurgia seja considerada essencial como nos casos de câncer?

Garanta que está aderindo às medidas de restrição social antes e depois da cirurgia. Evite aglomerações, lave frequentemente as mãos e higienize suas mãos com álcool gel antes de sair de casa e ao voltar. Garanta uma distância de pelo menos 1 metro e meio de todos. Não receba visitas em hipótese alguma


Ao chegar ao hospital, você será triado para sintomas de COVID-19: questionário clínico e teste para PCR-COVID-19 serão usados a critério da equipe de saúde do seu hospital. Você estará internado em uma ala onde ficam alocados pacientes sem diagnóstico e sem suspeita de COVID-19. Todo o tratamento cirúrgico e o cuidado no período pós-operatório é realizado com a tomada de medidas que evitam o contágio.


Cuidados pós-operatórios com drenos, catéteres ou dispositivos de estimas serão conduzidos em casa de acordo com protocolos do hospital.


Fonte: American College of Surgeons, Estados Unidos. Visite www.facs.org.

Abril de 2020


ENDEREÇOS:

Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Morumbi
Avenida Albert Einstein, 627
Bloco A1 – Pavilhão Vicky e Joseph Safra
2ºAndar, Sala 219 – São Paulo – SP

TELEFONES:
+55 (11) 2151-5219
+55 (11) 2151-0219

 

Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Perdizes/Higienópolis
Rua Apiacás, 85
4.o andar – Setor de Oncologia

 

TELEFONES:


+55 (11) 2151-1233 opção 5

FALE CONOSCO

EQUIPE MÉDICA

Dr. Sergio Araujo
CRM: SP 75.637

Colorretal © 2019 desenvolvido por Sanders Digital

logotipo-colorretal.png
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon