Dúvidas dos pacientes

Deixe sua pergunta que o Dr. Sergio Araujo responde:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

211 comentários sobre “Dúvidas dos pacientes

  1. Bom dia Dr. Tenho hemorroidas grau 3 (muito sangramento). Qual a cirurgia mais indicada? Não queria fazer a tradicional por causa do pós operatório.

    1. Sim, é possível que para o seu caso, mesmo sendo um caso de doença no grau 3, possa ser indicada uma técnica não-excisional, como o grampeamento (PPH) ou a desmaterialização (THD).
      O mais adequado é passar em avaliação com um profissional com experiência nessas técnicas.

  2. Boa noite, gostaria de saber se existe algum dispositivo que possa ser instalado na ileostomia para direcionar o conteúdo para fora da ferida em casos de deiscência da ileostomia, como uma sonda retal por exemplo . Obrigada
    Tábita

    1. Existem dispositivos coletores especiais onde a placa que adere à pele do paciente é convexa, o que permite que o conteúdo seja direcionado para dentro do coletor. Vale a pena experimentar

  3. Gostaria de saber qual o regime alimentar para pessoas com divertículo, quais as sementes que não podem ser consumidas e quais os tipos de cereais que não afetam o problema?

    1. A dieta é a mesma que todo adulto deve assumir para levar uma vida saudável.
      Favorecer o consumo de fibras.
      Aumentar a ingesta de líquidos.
      evitar o consumo de gorduras e calorias em excesso.
      Mas não há necessidade de se evitar o consumo de caroços ou sementes.

  4. Fui diagnosticada em 2014 com colite erosiva de leve intensidade em sigmóide, fiz tratamento com mesalazina via oral e supositório. No ano seguinte repeti a colonoscopia que deu normal. Fiz o desmame da medicação e pouco tempo depois o sangramento nas fezes voltou. Retomei o tratamento com mesalazina e em fevereiro passado fiz uma nova colono que deu negativa.
    Voltei a fazer o desmame e tomo um comprimido de mesalazina 500mg por dia, mas percebi que o sangramento está voltando.
    Isso pode indicar algum outro problema que necessita de investigação/exames diferentes da colonoscopia?
    Obrigada!

    1. Creio que o diagnóstico de hemorróidas deve ser afastado por uma boa investigação feita por um proctologista.

  5. FIZ O EXAME COLONOSCOPIA. RESULTADO NORMAL, PORÉM TENHO HEMORROIDA QDO FAÇO COCÓ SAI PARA FORA E TENHO QUE COLOCAR PARA DENTRO . NÃO SAI SANGUE, SÓ DOÍ NA HORA QUE ESTÁ PARA FORA. AGORA O QUE PRECISA SER FEITO. PRECISA OPERAR OU NÃO?

    1. Bem, se os sintomas forem frequentes e não melhorarem com o tratamento clínico, sobretudo com a correção da constipação, creio que sim, a cirurgia deverá ser a melhor opção.
      Mas cabe por favor a avaliação minuciosa feita pelo médico proctologista.
      Atenciosamente.

    1. Quando o tumor maligno do reto está situado próximo ao ânus, duas preocupações se fazem evidentes:

      1. para remover o tumor com radicalidade oncológica (o que é fundamental para a cura), pode ou não ser necessário remover o ânus. Muito frequentemente, no entanto, e felizmente, é possível preservar o ânus e realizar uma reconstrução do intestino grosso com o ânus, o que exige uma ileostomia (uso da bolsinha) apenas temporária e que pode ser fechada após 8 semanas.

      2. a chance de que o tumor retorne no seguimento após o tratamento é maior quando comparada com os tumores de reto situados mais distantes do ânus. Por isso, uma avaliação muito boa no pré-operatório com ressonância magnética dedicada e por equipe experiente se faz necessária. Frequentemente, nesses casos, o tratamento inicial por quimo e radioterapia antes da cirurgia beneficia o paciente. Além disso, uma cirurgia radical e bem executada também faz a diferença. Por último, pode ser necessário realizar a quimioterapia sistêmica pós-operatória, daí a necessidade também de incluir desde o início o acompanhamento por médico oncologista experiente.

  6. Minha mão tem 70 anos e fez uma cirurgia de colostomia a um m~es esta sendo muito dificil porque a bolsa não segura na pele ela fica com apele irritada. Ja procuramos orientações para usar os medicamentos que proteje a pele estamos usando mas mesmo assim esta dificl. Pelo que estpu lendo acho que tem a ver com a alimentação. Muitas das vezes estmaos colocando a bolsa e ja vem o liquido vaza na hora da colocação. Seria possivel você me dar uma orientação? Muito obrigada.

    1. Nesse caso, entendo que a melhor opção a ser realizada é uma consulta com uma enfermeira estomaterapeuta.
      é uma especialidade que está representada no Servico Público e na Medicina Suplementar também.

  7. Fiz uma colonoscopia mais deu inconcluso,não pode terminar o exame, pois o resultado foi compressão extrínseca no sigmóide, o que significa isso? é cancer?

    1. Não significa câncer.
      Significa que o examinador não pôde ultrapassar uma determinada região do intestino.
      Isso pode resultar de uma compressão a partir de um órgão diferente do intestino, uma aderência ou uma lesão externa qualquer ao intestino.
      Retorne no médico que pediu o exame.
      Uma colonoscopia virtual ou uma tomografia podem ser pedidas a depender do motivo que justificou o exame.

  8. Olá Dr., fui recentemente diagnosticada com fissura anal e foi receitado pomada de diltiazem 2% com lidocaína 2%, no entanto, sou enxaquecosa desde a adolescência. Gostaria de saber se somente a pomada de nitroglicerina pode causar cefaléia ou se também a pomada de diltiazem causa esse efeito secundário? Desde já agradeço.

    1. A chance de ter cefaléia com diltiazem é muito menor do que com nitratos.
      O melhor jeito é tentar e ver o que ocorre.
      em ela ocorrendo, para tentar terminar o tratamento clínico, a dose pode ser diminuída.

Voltar ao Topo