Blog

RESULTADOS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS HEMORRÓIDAS POR GRAMPEAMENTO

Publicado por Dr. Sérgio Araujo em 05/10/2015

Captura de Tela 2015-10-03 às 16.32.32

O maior óbice ao tratamento cirúrgico das hemorróidas é a dor pós-operatória.

As técnicas de hemorroidectomia não-excisional ou minimamente invasiva, principalmente o grampeamento e a desarterialização, estão associadas a significativa menor dor no período pós-operatório, o que é altamente desejável.

No entanto, há evidência científica de que as técnicas não-excisionais podem estar associadas a uma maior chance de recorrência de sintomas tardiamente após a cirurgia. Esse desfecho também é altamente indesejável na medida em que o especialista deve indicar para o paciente a melhor técnica operatória, ou seja, aquela associada a menor dor e menor risco de que o problema retorne.

No fascículo de Setembro 2015 do periódico científico Techniques in Coloproctology, Aytac e cols., em nome do Serviço de Cirurgia Colorretal da Cleveland Clinic (Ohio, Estados Unidos) publicaram um importante estudo. Essa publicação vem a ser uma forte evidência científica em favor do grampeamento e que representa também nossa opinião (embasada em resultados de nosso grupo também enviados para publicação).

Nesse estudo, os resultados a longo prazo (intervalo de tempo maior do que 6 anos) de um grupo de pacientes submetidos a cirurgia convencional foram comparados a um grupo de pacientes que se submeteu ao grampeamento.

Não houve maior recorrência ou recidiva de sintomas ou maior número de reoperações entre os pacientes que se submeteram ao grampeamento, demonstrando que esse grupo de pacientes se beneficiou de um pós-operatório mais favorável, sobretudo com menor dor, e atingiu resultados de eficácia a longo prazo similares aos obtidos com a técnica convencional.

Nem todos os pacientes com hemorróidas que precisam de cirurgia podem ser operados por uma técnica não-excisional (também chamada de minimamente invasiva). Na verdade, há casos em que a técnica não-excisional está contra-indicada. Somente o especialista com experiência no tratamento das hemorróidas pode indicar a melhor técnica cirúrgica. No entanto, conforme agora demonstrado por Aytac e cols., é provável que um maior número de pacientes possa ser beneficiado pela técnica do grampeamento, que representa uma alternativa menos dolorosa, segura e eficaz para a cirurgia das hemorróidas.

Aytac e cols. Techniques in Coloproctology 2015; 19(10): 653-8.

 

Voltar ao Topo