Como escolher seu cirurgião?

scalpel-10-blade-correct

Aproximadamente 25.000 famílias norte-americanas que usam a Internet foram pesquisadas eletronicamente sobre como eles iriam escolher um cirurgião para si ou para um membro da família.
Os fatores identificados como mais importantes ao selecionar um cirurgião foram:
Se aceita meu seguro (51%)
Referência do médico de atenção primária (44%)
Reputação do médico (38%)
Reputação do hospital (38%)
Recomendação de família ou amigo (10%).
Para refletir, três aspectos podem ser levantados a partir das respostas em que pese haja diferenças culturais entre os Estados Unidos e o Brasil:
Apesar da maior disponibilidade de ferramentas de Internet e em dispositivos móveis para a procura de médicos, essa prática ainda não se consolidou
Em que pese a reputação do cirurgião seja importante para a escolha do profissional, importa mais se o médico atende ao seguro/plano de saúde do paciente, e
Ainda que seja uma forte tendência e certamente desejável conhecer variáveis de performance (bons e maus resultados clínicos) do cirurgião na hora da escolha pelo paciente, mesmo nos Estados Unidos, onde essa iniciativa é pioneira, ela ainda é tímida.

Deve ser verdade concluir também que as ferramentas on line disponíveis para a escolha do médico ainda necessitem aperfeiçoamento. Os entrevistados indicaram que um site de comparação ideal incluiria informações sobre os anos na prática do profissional, seguros aceitos, nível educacional e comentários do paciente.
Ziemba JB e cols. JAMA Surg. 2017 Jan 4. [Epub ahead of print]