COLOSTOMIA & ILEOSTOMIA: ADAPTE-SE

Leva tempo para se sentir confortável com uma ostomia – uma abertura criada cirurgicamente em seu abdômen que permite que o conteúdo ileal (ileostomia) ou do cólon (colostomia) sejam excretados.

Muitas dúvidas vêm à mente quando se planeja suas primeiras aventuras fora de sua casa. Posso voltar ao trabalho depois da colostomia ? Posso andar de bicicleta? As pessoas saberão que eu tenho um estoma só de olhar para mim?

A verdade é que você pode fazer muitas das mesmas atividades que você gostava antes de sua colostomia ou ileostomia.

Você pode comer o que quiser, se você tem uma ostomia.Tem um prato favorito ? Se você foi dado o OK do seu médico para retomar a sua dieta regular, pode comer o que você gosta.

É verdade que se você tem uma colostomia ou ileostomia , você verá que vários alimentos afetam o seu aparelho digestivo diferente. Assim como alguns alimentos lhe causavam gases antes de sua cirurgia , você provavelmente vai continuar a sentir gases com certos alimentos, agora que você tem uma ostomia . Certos alimentos são mais propensos a causar gases , diarréia ou constipação. Mas vai depender de você descobrir quais têm esses efeitos sobre seu corpo.

Se você está inseguro(a) sobre como os alimentos irãoafetá-lo(a) , tente come-los em casa primeiro, antes de comê-los em público. Saber como cada alimento afeta sua digestão significa que você vai gastar menos tempo se preocupando com os efeitos da alimentação e mais tempo se divertindo com os amigos.

Seguem abaixo algumas reações intestinais comuns após ingerir certos alimentos:

GÁS: Após feijão,  gás, cerveja , brócolis, couve de Bruxelas , couve, bebidas carbonatadas, couve-flor , cebola

DIGESTÃO INCOMPLETA (ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS): cascas de maçã, couve, aipo , coco, milho , frutas secas, cogumelos , nozes , abacaxi, pipoca , sementes, cascas de frutas e cascas de legumes.

ESPESSAMENTO DAS FEZES: compota de maçã, bananas , queijo, massas, arroz, manteiga de amendoim , batata, tapioca.

ODOR ALCOÓLICO: aspargos, ovos, peixe , alho, cebola

Fonte : American Dietetic Association, 2011, Nações Ostomia Associações da América de 2011

LEMBRE-SE: Você pode participar de esportes , se você tem uma ostomia. A menos que seu passatempo favorito é um esporte de contato com muito potencial de lesão, você estará livre para voltar para as atividades que você gosta depois de se recuperar da cirurgia.

Verifique com seu médico antes de começar a levantar pesos após a cirurgia. Você pode precisar esperar. Quando estiver totalmente recuperado, o seu médico ou um enfermeiro estomaterapeuta pode recomendar um dispositivo para apoiar o seu abdômen durante a musculação.

Você pode voltar a trabalhar se você tem uma colostomia ou ileostomia.

Você vai precisar de tempo após a cirurgia para se recuperar , mas você pode e deve voltar a trabalhar . Você pode optar por alterar horários de ida e de volta para o trabalho ou conversar com seu empregador sobre um cronograma limitado, até você se sentir mais confiante com se uestoma. Se a sua linha de trabalho envolve trabalho manual, o enferemeiro estomaterapeuta pode recomendar maneiras de manter seu estoma protegido no trabalho.

Considere voltar a trabalhar , uma vez que você está se sentindo bem. Se você está nervoso sobre como cuidar de seu estoma no trabalho, fale com o seu médico.

Voltar ao trabalho é uma boa maneira de fazer a transição de volta a uma rotina normal, e trabalhar novamente pode fazer você se sentir bem consigo mesmo.

Cabe a você decidir sobre quem contar sobre sua cirurgia de estoma. Pode fazer sentido dizer às pessoas mais próximas a você . Estas pessoas podem se preocupar com a sua recuperação, e explicando a elas sobre seu estoma pode aliviar seus medos. Conversando com os entes queridos também é uma maneira saudável de lidar com suas emoções.

Conhecidos podem estar curiosos sobre por que você se afastou do trabalho ou sporque esteve internado. Pense antes sobre o que dizer quando surgem perguntas. Pode-se dizer que você teve uma cirurgia abdominal ou utilizar outradescrição básica , sem entrar em detalhes, se você está à vontade em discutir sua ostomia com pessoas que você não conhece bem .

Outras pessoas vão precisar saber sobre o seu estoma. Se você não tem uma mesa ou armário no trabalho para armazenar suprimentos extras, por exemplo, pode ser necessário revelar alguns detalhes para alguém no trabalho, de modo que esses arranjos podem ser feitos .